Era uma vez, os PCs desktop eram grandes máquinas pesadas que zumbiam e giravam dia e noite. E embora possamos chamá-los de computador desktop, invariavelmente os guardávamos embaixo da mesa. Porque – vamos encarar – eles eram tudo menos amigáveis para desktop.
Os computadores desktop podem ter as especificações e a funcionalidade, mas nunca foram particularmente agradáveis esteticamente. É por isso que a popularidade dos minicomputadores aumentou ao longo dos anos, substituindo os discos rígidos antigos por SSDs super-rápidos e executando todos os sistemas operacionais, do Windows 10 e 11 ao Linux. Até a Apple tem um mini pc disfarçado de Mac Mini.
Este artigo explora a ascensão do mini-PC e destaca a versatilidade que essa tecnologia de bijuteria pode trazer para o seu escritório. Um mini-PC pode realmente substituir um computador desktop?
Os mini-PCs eram inicialmente conhecidos como Nettops (Network Desktops) quando apareceram pela primeira vez no mercado no início dos anos 2000. Geralmente eram PCs de baixo consumo de energia, projetados para navegação e funções básicas de escritório, como processamento de texto, planilhas e e-mail.
Os nettops ofereciam baixa funcionalidade de CPU e consumo mínimo de energia. Eles foram projetados para serem usados com periféricos USB, como monitores e teclados/mouses. Além disso, eles são extremamente acessíveis, com modelos básicos custando menos de US$ 100.
Mas os primeiros mini PCs não eram páreo para a potência dos desktops. Eles não eram rápidos o suficiente para os jogadores e certamente não eram poderosos o suficiente para streaming de vídeo ou execução de software CAD profissional.
Seu tamanho pequeno os tornava convenientes, mas o kit básico dentro dessas máquinas não era páreo para o poder de processamento de um PC ou Mac.
No entanto, muita coisa mudou em vinte anos. Os mini-PCs modernos costumam ser tão capazes quanto seus equivalentes de desktop, com
SSDs robustos com mais de 256 GB
Compatibilidade com cartão SD
Conectividade USB (incluindo Tipo C)
Habilitado para HDMI, Bluetooth e WiFi
CPUs quad-core extremamente rápidas
Portanto, embora um mini-PC possa não atender às demandas dos jogadores da próxima geração, ele oferece bastante poder de processamento para gráficos e som HD.
Adicione uma enorme variedade de aplicativos e os mini PCs se tornarão a escolha ideal para máquinas multimídia multifuncionais adequadas para uso doméstico e comercial.
5 maneiras de usar um mini PC no escritório
Os mini PCs são servidores de entretenimento doméstico perfeitos, oferecendo acesso a uma variedade de serviços de streaming. Por exemplo, Amazon Prime e Netflix. Além disso, eles fornecem sistemas econômicos no estilo com discos rígidos de tamanho considerável.
Os melhores mini PCs não têm ventoinha e usam discos rígidos de estado sólido. Eles oferecem operação quase silenciosa, evitando o zumbido dos discos rígidos para distraí-lo em sua mesa ou mantê-lo acordado à noite.
E embora os mini PCs sejam excelentes para entretenimento doméstico, eles se destacam no escritório, especialmente quando combinados com tecnologia de sinalização digital.
1. Sinais Digitais
Uma sinalização digital oferece uma excelente forma de comunicação com funcionários e clientes em escritórios, lojas e fábricas… Na verdade, é provável que a sinalização digital seja encontrada em praticamente todos os espaços de trabalho atualmente.
Os mini PCs são power-ups ideais para sinalização digital porque são pequenos o suficiente para serem instalados atrás da tela digital, oferecendo o máximo controle sem fio sobre o conteúdo da sinalização digital.
Conecte seu mini PC a uma placa digital para:
Sessões de treinamento interativas, incorporando tecnologia para aprendizado prático em seminários e apresentações em salas de reuniões.
Colaboração on-line, permitindo que vários usuários acessem e interajam com uma tela central por meio de seus próprios dispositivos inteligentes ou laptops.
Videoconferência em HD, proporcionando velocidades de streaming incríveis com acesso a qualquer navegador, desde Chrome, Microsoft Edge e Firefox até intranets internas.
Ferramentas de apresentação alimentadas por animações e multimídia de alta qualidade para realmente dar vida à sua mensagem.
Publicidade, fornecendo vídeo e som HD para transmitir uma mensagem atraente em grandes espaços públicos.
2. Simplificando o escritório
Os mini desktops fornecem o poder de computação necessário para executar seus aplicativos normais de escritório sem ocupar espaço na mesa. E com muito mais potência e versatilidade do que os tablets, os mini desktops oferecem excelente conectividade, com muitas portas USB, Ethernet e HDMI, tornando-os máquinas comerciais prontas para uso.
Os mini PCs são versáteis o suficiente para atender aos requisitos de processamento da maioria dos setores, oferecendo uma variedade de chips das principais tecnologias AMD e Intel para executar aplicativos que exigem muito processador e que antes exigiam energia de desktop.
Tudo sem ocupar espaço na mesa.
3. Produção de mídia
Atualmente, a maioria das empresas exige um certo grau de experiência em produção de mídia para se manterem competitivas em plataformas online como Facebook, Instagram e LinkedIn.
E o que antes era domínio exclusivo de leviatãs de desktop superpoderosos, os mini PCs agora oferecem amplo poder para produzir e renderizar vídeos de alta qualidade para campanhas publicitárias.