Como funciona o sistema de resfriamento de água da CPU?

Os coolers líquidos para CPU funcionam com o mesmo conceito e obtêm o mesmo resultado que os coolers a ar. Eles transferem calor da CPU e o dispersam dos componentes.

Por que é importante ter um sistema de refrigeração líquida para CPU? | Estilo de resfriamento2插图

O calor criado pelo processador é disperso na tampa metálica da CPU. O calor é então transportado para a placa inferior do cooler do processador. Em seguida, ele é transportado, seja por fluido ou por trocador de calor, até as ventoinhas do radiador, que o sopram para longe do cooler líquido e, consequentemente, para longe do computador.

O refrigerador de líquido compreende um bloco de água, um compressor, um radiador, tubulações e, se desejado, armazenamento. O fluido é empurrado através do dispositivo pelo compressor. O fluido bombeado passa pelo bloco de água conectado à CPU e o calor é transmitido da peça para o fluido.

O fluido aquecido é enviado para os radiadores, onde os ventiladores do radiador circulam o ar frio pelas tubulações e os ventiladores de resfriamento dissipam o calor. Uma reserva pode conter água adicional para aumentar a massa térmica e a capacidade de fluido.

O fluido nos componentes é transportado através de canos ou tubos flexíveis ou rígidos. Uma substância anti-incrustante é frequentemente aplicada ao fluido para evitar a formação de bactérias e vegetação.

Os resfriadores de líquido são classificados em dois tipos: circuito aberto e fechado. O aplicativo abre a rede a partir de componentes individuais em controle de malha aberta. O cooler do processador em circuito fechado, também conhecido como all in one (AIO), é adquirido como um dispositivo pré-construído.

O cliente tem liberdade adicional e opções com controle de malha aberta. Estruturas de controle de malha fechada são frequentemente usadas para resfriar uma única peça, como a CPU, mas são confiáveis e diretas.

Resfriamento líquido vs. resfriamento a ar

Qual seria a abordagem mais eficaz para manter sua CPU fria?

Para começar, um resfriador de líquido é altamente eficaz do que o procedimento de resfriamento a ar existente. Além disso, como a temperatura média da CPU se tornou muito mais constante e regulada, ela permite velocidades de processamento mais rápidas.

O cooler líquido pode ocasionalmente resultar em um gabinete de PC mais frio como bônus. Ao contrário da tecnologia de refrigerador de ar, que resfria o processador, mas não diminui a geração total de calor, o refrigerador líquido transporta o calor diretamente para fora do gabinete.

É por isso que os jogadores que preferem overdrive em suas CPUs utilizam o cooler líquido em seus computadores. Em determinadas situações, a adoção de tecnologias de refrigeração líquida mais robustas e complexas pode até quadruplicar o desempenho do processamento, embora isso seja incomum.

Outra vantagem de empregar resfriamento líquido em vez de resfriadores de ar é que ele minimiza o som do ventilador enquanto o computador está sob forte esforço. Suponha que seus ventiladores estejam girando a 5.000 RPM. Nesse caso, é quase difícil evitar o ruído da ventoinha do radiador, oferecendo refrigeração líquida como sua única alternativa.

Além disso, foi demonstrado que a redução do ruído do radiador reduz o estresse. Portanto, a unidade de refrigeração líquida beneficia a mente do usuário.

A capacidade de alterar a capacidade de resfriamento do refrigerador líquido também permite que elementos críticos do computador recebam o resfriamento necessário sempre que necessário. Isso permitirá que o resfriamento líquido alcance seções que operam mais em vários momentos.

By 伊耶

Leave a Reply