Um aparte: iluminação do cooler da CPU
Os refrigeradores de ar e água podem apresentar LEDs integrados que adicionam personalidade extra ao seu PC. Esse tipo de brilho pode ser ainda mais chamativo com refrigeradores de água, já que os radiadores e ventoinhas montados no gabinete normalmente deixam brilhar mais luz do que você veria com um refrigerador de ar. Muitos também têm luzes nos seus blocos de água.

A importância de manter seu PC fresco7插图

TH120 ARGB da Thermaltake: Iluminação personalizável na ventoinha do radiador e no bloco de água

Por outro lado, os refrigeradores de ar normalmente têm menos LEDs e não são tão proeminentes ou visíveis em um gabinete. Mas se você deseja transformar seu PC em um verdadeiro show de luzes, adicionar um novo cooler com vários LEDs pode ser a solução.

Se você optar por um cooler com luzes, verifique como elas são alimentadas e controladas. Alguns são de uma única cor, sem necessidade de conexão extra para alimentar a iluminação. Mas muitas soluções avançadas usam um cabo conector RGB ou RGB endereçável (ARGB) que se conecta a um conector RGB ou ARGB em uma placa-mãe de modelo recente. Isso pode permitir o controle de software da iluminação e a coordenação com outros componentes do PC acesos no sistema. (Observação: alguns refrigeradores líquidos AIO de última geração incluem um módulo controlador de ventoinha/iluminação que é montado no gabinete do seu PC e centraliza todas essas conexões.)

AMD x Intel: quais coolers funcionam com quais soquetes?
Neste ponto, você já sabe quase tudo que precisa para comprar um cooler de processador para sua próxima construção. Mas há um detalhe extremamente importante que ainda precisamos abordar: compatibilidade de soquete de CPU. Cada placa-mãe possui um soquete de CPU que aceita um subconjunto de processadores projetados explicitamente para esse soquete. E esses diferentes soquetes de CPU têm requisitos diferentes para coolers projetados para serem montados neles.

Para a maioria dos soquetes, quatro furos serão feitos na placa-mãe, e o cooler da CPU deve ter hardware de montagem que corresponda a esses furos para ser compatível. Uma variedade de hardware pode ser usada para montar um cooler, e alguns esquemas de montagem são mais difíceis de usar do que outros.

Por exemplo, os coolers padrão da Intel contam com um sistema simples de montagem de êmbolo. Em cada canto, quando pressionado, um êmbolo força um par de cunhas de plástico através dos orifícios e as separa no lado oposto da placa-mãe para segurar o cooler no lugar.

O padrão de furos em torno de um soquete Intel LGA 1200 (Foto: Molly Flores)

Os coolers padrão da AMD usam um sistema diferente – todas as placas-mãe AMD vêm com suportes de montagem de plástico pré-instalados ao redor do soquete da CPU, e alguns dos coolers padrão da AMD são montados nesses suportes usando um acessório tipo gancho emparelhado com uma alavanca de tensão. Outros exigem que você remova os suportes de plástico da placa-mãe e instale uma placa de apoio sob a placa, que passa pelos orifícios da placa e reveste seus próprios suportes de parafuso. Os coolers compatíveis com AMD de reposição podem usar qualquer um desses sistemas de montagem ou outros totalmente diferentes.

Uma placa-mãe Asrock B550 Taichi (AMD AM4) com suportes de montagem de CPU no lugar (Foto: Molly Flores)

Não é viável cobrirmos aqui todos os sistemas de montagem possíveis, mas o que queremos sublinhar é que existem diferentes tomadas e diferentes sistemas de montagem, nem todos compatíveis entre si. Ao comprar um cooler para processador, certifique-se de que ele especifique que ele é compatível com o soquete exato do processador da sua placa-mãe. Se não estiver, compre outro cooler. Os principais chips AMD Ryzen/Athlon dos últimos anos usam o soquete AM4; Os principais chips Core/Celeron/Pentium da Intel dos últimos anos empregam o soquete LGA 1200 ou LGA 1700.

By Iye

Leave a Reply