O armazenamento em nuvem é ótimo, mas a humilde unidade flash USB é testada e comprovada – e ainda não está indo a lugar nenhum.Do backup dos seus dados à instalação de sistemas operacionais, ele ainda é incrivelmente útil. Mas há algumas coisas que você deve saber antes de comprar seu próximo pen drive para que possa tirar o máximo proveito dele.

Guia da unidade flash USB: 5 coisas que você deve saber ao comprar um插图

1. Especificações semelhantes podem enganar você
Se você se deparar com dois flash drives semelhantes e perguntar: “Ambos têm USB 3.0, são fabricados pela mesma marca e têm 64 GB de armazenamento. Por que um custa mais?”, a resposta é a qualidade dos componentes, que determinam o desempenho da unidade.

Unidade flash usb-Sandisk-extreme-usb-3
Dois fatores determinam a velocidade de uma unidade flash: a própria porta USB e os componentes da unidade flash.

O USB 3.0 é muito mais rápido que o USB 2.0, mas o padrão deve ser compatível com a porta USB e com a própria unidade. Se a unidade flash for USB 3.0, mas a porta do seu computador for USB 2.0, as transferências ocorrerão na velocidade do USB 2.0. (Em termos gerais, o USB 3.0 transmite dados a 100 MB/s, enquanto o USB 2.0 transmite a 15 MB/s.)

Outro fator que afeta a velocidade é o tipo de memória flash e o controlador usado no pendrive. As melhores unidades usam os mesmos tipos de controladores avançados e qualidade de memória encontrados nas unidades de estado sólido (SSD), enquanto as unidades mais baratas usam componentes mais baratos, que não são tão bons para transferir e armazenar dados.

Aqui está um exemplo que ilustra: a unidade Sandisk Extreme USB 3.0 grava a cerca de 200 MB/s, enquanto a maioria das outras unidades USB 3.0 transmite a 100 a 110 MB/s. À primeira vista, elas podem parecer “iguais”, mas você obtém quase o dobro da velocidade. Você acha que vale a pena? Você pode apostar.

2. Menor e mais fino: Nem sempre é melhor
Um problema com a maioria das unidades flash é que seus corpos são tão grandes que dificultam o uso de portas USB adjacentes quando conectadas. A boa notícia é que as unidades flash tendem a seguir a lei de Moore, o que significa que elas se tornaram cada vez menores com o passar dos anos.

USB-flash-drives-transcend-jetflash-slim
No entanto, a compensação pelo tamanho é a velocidade. As unidades flash menores são convenientes e portáteis, mas quando ficam muito pequenas, não cabem os componentes de qualidade mencionados acima.

Componentes melhores geralmente exigem mais espaço físico, e reduzir o tamanho significa fazer concessões. Com o avanço da lei de Moore nos próximos anos, veremos unidades flash mais finas e menores que oferecem o tipo de desempenho que você vê em unidades de maior qualidade, mas elas ainda não chegaram.

Portanto, se você precisa de praticidade e portabilidade, uma unidade menor é boa, mas se quiser uma unidade poderosa, talvez tenha que se contentar com uma maior. Você precisa de uma unidade flash que seja pequena o suficiente para ser levada para qualquer lugar, tenha boa aparência e não seja cara? Recomendamos que você dê uma olhada no Transcend JetFlash Ultra Slim.

3. Vida útil limitada, mas tudo bem
Em média, as unidades flash duram de 3.000 a 5.000 ciclos de gravação. Se você vir um número exato após o qual a unidade flash deixará de funcionar, poderá entrar em pânico, mas não se preocupe. São muitos ciclos, e a maioria das unidades flash nunca durará tanto tempo. (Para fins de comparação, a maioria das unidades flash dura milhões de ciclos de leitura).

usb-flash-drive-lives-limited
É muito mais provável que você danifique o conector da unidade flash ao inseri-la/ejetá-la ou até mesmo que acabe perdendo-a. No mínimo, 3.000 ciclos de gravação, você ainda terá mais de quatro anos de vida útil se usar o pen drive duas vezes por dia.

A única situação em que você precisa se preocupar um pouco é se estiver usando um pen drive como um PC portátil, caso em que esses ciclos se esgotarão mais rapidamente. Mas, mesmo assim, você não terá problemas, desde que faça backups regulares dos seus dados.

4. Portas MicroUSB: Quando são úteis
Os usuários do Android são sempre tentados por unidades flash que têm uma porta USB normal e uma porta microUSB, como o Kingston Micro Duo. “Posso transferir coisas do meu PC para o meu telefone Android com tanta facilidade!” Bem, mais ou menos.

Você ainda precisa verificar se o seu telefone Android suporta USB OTG (On-The-Go), um padrão que permite que o seu Android leia unidades flash externas. A maneira mais fácil de descobrir isso é verificar a caixa do seu telefone, o site do fabricante ou simplesmente pesquisar no Google.

Se o seu dispositivo não for compatível com USB OTG, não adianta você comprar uma unidade flash com uma porta microUSB. No entanto, se o seu telefone for compatível com USB OTG, essa é uma maneira interessante de adicionar algum armazenamento extra.

5. Unidades flash robustas e seguras
Várias unidades flash são projetadas especificamente para usuários que desejam manter os dados sempre seguros em seu bolso. As unidades robustas oferecem proteção contra danos físicos, como quando você as deixa na calça e as joga na máquina de lavar. As unidades flash seguras oferecem proteção contra pessoas que desejam invadir ou roubar seus dados.

Seus dados são tão confidenciais que precisam ser criptografados, além de protegidos por senha? Em caso afirmativo, compre uma unidade USB segura, como as oferecidas pela IronKey ou pela Aegis Secure Key, que, na verdade, tem um teclado físico para você digitar uma senha.

USB-flash-drives-aegis-keypad
Honestamente, porém, a maioria dos usuários não precisa desse nível de segurança e pode economizar muito dinheiro adquirindo uma unidade flash comum e protegendo o USB com senha gratuitamente.

Quanto às unidades robustas, elas não são tão úteis. O armazenamento em nuvem é barato o suficiente para criar backups de qualquer informação não sensível que você esteja colocando no pen drive e, caso o pen drive seja esmagado ou demolido, você ainda terá os dados. Se isso acontecer, basta comprar um substituto e transferir os dados para ele.

Então, o que você deve comprar?
Há algum tempo, analisamos algumas das melhores unidades flash USB e a maioria dessas recomendações continua válida até hoje:

Dito isso, talvez você queira esperar, pois uma nova onda de unidades flash USB sem fio está chegando. Até o momento, vimos apenas o SanDisk Connect, que funciona em diferentes dispositivos e se conecta a telefones e tablets sem fio. A Kingston e outras empresas estão trabalhando em tecnologia semelhante, mas ainda não lançaram produtos.

As unidades flash USB já existem há anos, portanto, diga-nos quais você mais recomendaria. E, sinceramente, quantas você já perdeu ao longo dos anos? Compartilhe com a gente nos comentários!

By 伊耶

Leave a Reply