Os resfriadores passivos também podem implementar um material alternativo entre a estrutura de alumínio e o componente ou chip que estão resfriando, para melhorar a taxa na qual o resfriador retira calor do chip. Cobre e alumínio são escolhas comuns. Algum tipo de material de interface também é frequentemente usado entre o processador e o dissipador de calor, como pasta térmica ou almofada térmica.

A importância de manter seu PC fresco3插图

Principais escolhas: refrigeradores passivos e discretos
Cooler de ar para CPU Scythe Shuriken 2, perfil baixo de 92 mm (58 mm de altura), Intel LGA1151, AMD AM4/Ryzen
$ 39,99 na Amazon

Veja

O principal benefício de um cooler passivo é que ele não possui partes móveis. Isso torna sua operação totalmente silenciosa e também significa que continuará funcionando indefinidamente sem quebrar. Por esses motivos, algumas empresas ainda oferecem coolers passivos para CPU, mas você não deve considerar um sem conhecer o limite de potência de design térmico (TDP) que o cooler pode suportar. A maioria das CPUs convencionais e topo de linha simplesmente geram muito calor para um cooler passivo dissipar em um gabinete de PC típico.

O que procurar em um CPU Air Cooler
Os primeiros resfriadores “ativos”, os resfriadores de ar, foram criados logo após a introdução dos resfriadores passivos e apresentam inúmeras vantagens em relação aos seus equivalentes passivos. Os refrigeradores de ar são essencialmente refrigeradores passivos com ventiladores acoplados a eles. O ventilador move o ar sobre o dissipador de calor para acelerar o processo de resfriamento.

A AMD e a Intel fornecem coolers de ar com a maioria (embora não todos) de seus processadores para desktop embalados no varejo hoje, o que geralmente elimina a necessidade de comprar qualquer cooler de CPU se você estiver comprando uma CPU in a box. Eles são chamados de “coolers padrão” e tendem a ser soluções de resfriamento relativamente modestas, mas adequadas para a operação diária das CPUs específicas que os acompanham.

Nos últimos anos, a AMD lançou alguns coolers de ar maiores com CPUs selecionadas; estes foram uma grande melhoria em relação aos refrigeradores originais mais antigos da empresa. A maioria dos coolers padrão da AMD se enquadra na família AMD Wraith, com diferentes tamanhos, conjuntos de recursos e nomes (Wraith Stealth, Spire e Prism) conforme você avança na linha de chips Ryzen. As soluções padrão da Intel usam um design genérico familiar que não mudou muito em muitos anos, mas foram reprojetadas com os principais chips de desktop Core de 12ª geração (“Alder Lake”) da empresa em 2022, em uma linha de novos coolers padrão apelidados “Laminar.”

Cooler padrão AMD Wraith Stealth (Foto: Zlata Ivleva)

Você verá uma série de vantagens em comprar um refrigerador de ar de reposição, mesmo que sua CPU venha com um modelo padrão. O principal motivo, como você provavelmente já deve ter adivinhado, é obter melhor desempenho de refrigeração. Se o seu cooler padrão não estiver acompanhando o ritmo da CPU, o desempenho do seu sistema poderá ser prejudicado. Por outro lado, manter o processador mais frio pode levar a um melhor desempenho quando o chip está sob carga.

Um cooler padrão Intel pré-“Laminar” (Foto: Zlata Ivleva)

Outro motivo pelo qual você pode querer substituir um refrigerador de ar padrão por uma unidade de reposição é obter um PC mais silencioso. Os coolers padrão da Intel e AMD não são muito barulhentos, mas alguns coolers de terceiros funcionam gerando menos ruído. Isso não só pode tornar a convivência com o PC mais agradável em geral, mas também pode ser benéfica para a saúde, pois estudos mostram que o excesso de ruído de fundo pode elevar os níveis de estresse. Além disso, se você tiver um PC pré-construído, é provável que o fabricante do PC tenha usado um cooler padrão AMD ou Intel. Mas pode ter empregado um cooler proprietário interno ou de terceiros com economia de custos que poderia suportar uma atualização com base no desempenho ou no ruído.

O refrigerador de ar neste desktop Lenovo Legion pré-construído é um modelo básico, mas não disponível em estoque, que resfria um chip Core i5. (Foto: Molly Flores)

Tal como acontece com os refrigeradores passivos, o tamanho de um refrigerador de ar desempenha um papel essencial na determinação do seu desempenho. Coolers de ar maiores com dissipadores de calor de alumínio volumosos dissipam o calor melhor do que coolers com dissipadores de calor menores, sendo todos os demais iguais. Esse processo geralmente é acelerado por tubos de calor metálicos ocos e cheios de líquido. Dentro dos tubos de calor, os efeitos internos do vapor ajudam a passar o calor através dos tubos e para as muitas camadas do dissipador de calor para dissipação.

By Iye

Leave a Reply