Abra quase qualquer chassi de PC e você verá seu sistema de resfriamento, seja uma unidade de ventoinha quadrada ou um refrigerador de água mais exótico. Ou nenhum ventilador se o seu PC usar um design sem ventilador.

RESFRIAMENTO DE PC: POR QUE É IMPORTANTE E QUAIS SÃO SUAS OPÇÕES插图

Quais são as semelhanças? Quão diferentes eles são? Este guia tem como objetivo responder a essas perguntas na esperança de ajudá-lo a selecionar o caminho certo para as necessidades do seu PC.

Resfriamento do PC: é necessário?
O superaquecimento do computador pode danificar permanentemente a CPU. E sem ele, o PC é um lixo caro.

O excesso de calor causa diversos efeitos ao computador, nenhum deles é bom. Abordamos isso sobre como os computadores industriais sobrevivem a condições difíceis.

A resistência elétrica de vários componentes diminuirá. Isso significa que mais eletricidade fluirá através deles do que o projetado originalmente. Isso produz mais calor e possivelmente frita o componente.
O calor acelera as reações químicas nas baterias, o que reduz sua eficácia e vida útil.
Os pratos que compõem o disco rígido do computador expandem com muito calor. Isso danificará quaisquer dados sobre eles, talvez permanentemente.
A solda que liga os vários componentes à placa-mãe pode derreter, resultando na queda das peças.
O calor que afeta os computadores vem de duas fontes. A primeira vem de um ambiente como os ventos gelados de uma estação de pesquisa no Ártico ou os desertos escaldantes que cercam uma plataforma petrolífera no Oriente Médio. Os computadores em ambos sofrem temperaturas extremas ao seu redor.

A segunda fonte é o próprio computador. As máquinas de hoje são construídas com muitas peças à base de silício. Estes requerem eletricidade, sendo a quantidade totalmente dependente da função da peça. A eletricidade perdida devido a ineficiências no design e nos materiais transforma-se em calor. Certos usuários, como jogadores, também aumentam deliberadamente a velocidade de processamento por meio de um processo chamado “overclocking”, que libera ainda mais calor.

A maioria dos computadores disponíveis no mercado pode operar até 150 graus Fahrenheit, ou 70 graus Celsius, e ainda funcionar por breves períodos de tempo. O uso prolongado nessas temperaturas causará os danos acima ao longo do tempo. Os fabricantes de PC raramente permitem que suas máquinas atinjam tais temperaturas usando dispositivos de segurança integrados (chamados de aceleração térmica automática) para desacelerá-los ou até mesmo desligá-los antes que possam ocorrer danos permanentes.

Usando ar ou água para resfriar um PC
O objetivo do sistema de refrigeração de um computador é manter a máquina em temperaturas ideais. Isso é feito por:

Exaustão de ar quente dentro da caixa, o que reduz a temperatura interna.
Manter um único componente ou pequena área fria dentro do computador. Isso é chamado de “resfriamento pontual” e é feito usando um resfriador de ar ou líquido. Os componentes comumente direcionados incluem a CPU e a unidade de processamento gráfico (GPU).

Fan Cooler: resfriando todo o PC
configuração de computador com vários ventiladores de refrigerador de ar
configuração de computador com vários ventiladores de refrigerador de ar
A maior parte do resfriamento de PC usa ventiladores. Os computadores podem ter vários ventiladores, especialmente aqueles em um gabinete ou chassi em torre.

Como o nome indica, o resfriamento do computador por ventilador é conseguido organizando-se esses ventiladores de forma que o ar flua através do gabinete no caminho mais direto possível. A maneira mais comum de obter o fluxo de ar desejado é colocar ventoinhas de entrada de ar na parte frontal do gabinete com exaustores na parte superior, na parte traseira ou em ambos. Este arranjo puxa ar fresco para resfriar o interior e empurra o ar aquecido para fora.

By 伊耶

Leave a Reply