Resfriamento pontual da CPU:
Diversas tecnologias são usadas para realizar resfriamento pontual na CPU. Os mais comuns são o uso de refrigeradores de ar e refrigeração a água.

RESFRIAMENTO DE PC: POR QUE É IMPORTANTE E QUAIS SÃO SUAS OPÇÕES插图

Refrigerador de ar
A unidade de ventoinha da CPU é chamada de “refrigerador de ar”. Faz contato direto através de uma placa de aquecimento ou placa de base. Quando a CPU aquece, esse calor é transferido para a placa, que é composta de diversos materiais condutores e dissipadores de calor, como alumínio, cobre e níquel.

O calor é retirado da placa através dos tubos de calor conectados. Eles fazem isso usando o gás ou líquido dentro deles. Os tubos estão conectados a um dissipador de calor. Essa estrutura em blocos, que se parece com uma fileira de placas planas e quadradas, também é composta de materiais condutores e dissipadores de calor. O calor é irradiado e dissipado através deles, conforme abordado em detalhes em Resfriamento sem ventilador: como funciona e por que você precisa dele. Um ventilador conectado move o ar sobre o dissipador de calor para acelerar o processo de resfriamento do PC.

O refrigerador de ar é o método mais comum de resfriamento local para computadores, especialmente marcas disponíveis no mercado.

Resfriamento AIO
O water cooler, como o próprio nome sugere, usa água para resfriar a CPU. Isso ocorre porque a água é muito melhor que o ar na absorção de calor sem aumentar drasticamente a temperatura. Os refrigeradores de água também são chamados de refrigeradores de líquido multifuncionais (AIO).

Um cooler AIO funciona de forma semelhante a um cooler de ar. Existem duas diferenças principais:

Os tubos de calor do refrigerador de água são conectados a tubos conectados a uma bomba, que empurra ativamente a água através da unidade de forma circular.
A água aquecida passa por um radiador onde o calor é irradiado. A água agora resfriada circula de volta para o sistema de refrigeração do PC. A ventoinha acoplada pode aspirar ar frio de fora do chassi para resfriar o radiador ou empurrar o ar através do radiador e para fora do gabinete para evitar que a temperatura aumente.
As vantagens e desvantagens do resfriamento a ar e AIO
Então, qual sistema funciona melhor para um PC? Não é novidade que depende de vários fatores. Cinco são abordados aqui.

Fluxo de ar
Não deveria ser surpresa que o fluxo de ar seja muito importante para refrigeradores de ar. Os computadores com esse sistema de refrigeração devem estar localizados em um espaço bem ventilado. Isso permite que mais ar seja puxado para resfriar o dissipador de calor.

Falando em dissipadores de calor, o ditado “maior é melhor” se aplica a dissipadores maiores e/ou com mais aletas, mais capazes de manter o CPU resfriado. Os refrigeradores de ar com mais tubos de calor também podem retirar mais calor da CPU.

O resfriamento via AIO é uma boa opção para locais com fluxo de ar restrito, como uma sala lotada e com ventilação mínima. PCs pequenos e compactos (veja abaixo) com poucas opções de multiventiladores também podem se beneficiar do AIO.

Orçamento
Os coolers de ar e suas ventoinhas também são mais acessíveis do que os coolers AIO. Espere pagar pelo menos o dobro por um refrigerador líquido. Os coolers AIO também são mais complexos de instalar em um PC e exigem maior manutenção por causa da bomba, da tubulação e da água. Também existe o risco de vazamento que pode danificar gravemente um PC.

Configuração do ventilador de resfriamento de água AIO
Configuração do ventilador de resfriamento de água AIO
Barulho
Os ventiladores são uma fonte comum de ruído em computadores, juntamente com unidades de disco rígido e até mesmo no chassi. Peças desde o design da lâmina até o desempenho, como a velocidade do ventilador, afetam os níveis de ruído. Usuários preocupados com o ruído do ventilador devem consultar os fabricantes, lembrando que nenhum se compara ao design sem ventilador (veja abaixo).

By Iye

Leave a Reply