Resfriamento pontual da CPU:
Os coolers AIO têm problemas semelhantes. Além disso, as bombas do refrigerador de água podem ser barulhentas.

PC de fator de forma pequeno
Os refrigeradores de ar funcionam melhor com fluxo de ar maximizado. Chassi maior significa mais ar para se livrar do calor. PCs pequenos e compactos, muitos dos quais são usados em plantas industriais e fábricas, têm menos espaço para o ar se livrar do calor ou instalar ventiladores adicionais.

RESFRIAMENTO DE PC: POR QUE É IMPORTANTE E QUAIS SÃO SUAS OPÇÕES插图

Os sistemas de resfriamento pontuais também podem ser grandes demais para o chassi de um PC. A compra de um refrigerador de ar muito grande pode impedir o fechamento do gabinete ou até mesmo impedir que outros componentes se encaixem corretamente. Cada gabinete de PC é classificado para uma altura máxima de cooler de CPU que pode suportar.

O resfriamento AIO pode não ser muito melhor. Isso ocorre porque o radiador pode ser muito grande ou pode não haver espaço suficiente para instalar tubos na CPU.

Soquete da placa-mãe
Cada CPU fica em um soquete na placa-mãe para conectar e controlar o resto do PC. Os designs das placas-mãe são extremamente específicos para CPUs e outros dispositivos periféricos. É importante então que a unidade de resfriamento do PC seja compatível com o soquete exato do processador daquela placa-mãe.

Resfriamento de PC sem ventiladores: design sem ventilador
Os sistemas de refrigeração a ar e a líquido retiram o calor do dissipador de calor do computador. Vários fabricantes abandonaram totalmente os dois sistemas, contando com o próprio dissipador de calor para resfriar a CPU.

Este método oferece diversas vantagens:

Série IPC S S24
Série IPC S S24
Os custos são mais baixos porque não há ventilador ou sistema de bomba para alimentar.
Menos eletricidade para alimentar o PC, o que também significa menos calor.
Computadores menores, como PCs de formato pequeno, são mais possíveis, pois não há necessidade de ar para resfriar o interior ou de um grande radiador ser conectado ao exterior.
Muitos ambientes, como armazéns, têm partículas no ar. Eles podem ser sugados para dentro do computador pelos ventiladores e causar estragos nos componentes. Indústrias como a manufatura usam PCs de painel industrial com design sem ventoinha para evitar danos tão caros.
Patógenos como bactérias transportadas pelo ar podem ser transmitidos por sistemas de resfriamento ventilados, que são perigosos em locais como hospitais. É por isso que a equipe utiliza computadores médicos sem ventilador em contato próximo com os pacientes.
Choques e vibrações, como a queda de um comprimido médico, podem danificar ventiladores e sistemas de refrigeração a água. Os sistemas sem ventoinha, que não possuem partes móveis, não apresentam esses problemas.
A principal desvantagem do resfriamento de PC sem ventoinha é que eles não conseguem dissipar o calor com rapidez suficiente em computadores modernos. A maioria pode lidar com temperaturas de até 122 graus Fahrenheit ou 50 graus Celsius. As CPUs de hoje podem facilmente atingir e até mesmo exceder esses números, especialmente durante aplicações intensivas, como processamento de números ou jogos de videogame. Os fabricantes de PCs sem ventilador conseguiram contornar essa limitação com o uso de peças de nível industrial e requisitos de energia mais baixos, como em Power over Ethernet.

Considerações finais
O resfriamento do PC é uma parte importante do design do computador, pois muito calor pode causar danos, alguns dos quais podem ser permanentes. A CPU, ou cérebro do computador, gera especialmente uma grande quantidade de calor. Se você deseja manter seu PC resfriado para uso pessoal ou para redes de sua empresa, entre em contato com um representante da Cybernet sobre o sistema de refrigeração de PC certo para você.

Siga também a Cybernet no Facebook, Twitter e Linkedin para se manter atualizado sobre este e outros temas relevantes.

By 伊耶

Leave a Reply