O que diabos as pessoas fazem com aqueles mini PCs como o Beelink e o ACEPC T8 Fanless? Eles parecem ridiculamente fracos e muitas vezes têm apenas 2 GB de RAM. Mas de acordo com mini pc que vi em uma revista de negócios na sala de espera do dentista, parece há grandes vendas e muita concorrência nesse mercado.

mini pc

Os mini PCs são uma ótima ilustração de um tópico sobre o qual escrevi no Computer Guardian há cerca de 30 anos: especiação. Quando o mercado de computadores era muito pequeno, não havia muitos modelos. À medida que o mercado se expandia, ele poderia suportar muitos tipos diferentes projetados para atender necessidades específicas.

O mercado de computadores pessoais começou com PCs desktop como o MITS Altair, Apple II e IBM PC. À medida que as vendas explodiram, obtivemos computadores de mão, tablets, laptops, máquinas de jogos, multifuncionais, estações de trabalho, servidores e, eventualmente, os gigantescos farms de servidores.

Os PCs também foram incorporados a vários outros produtos, onde forneciam uma interface gráfica de usuário. Exemplos incluem caixas eletrônicos ou caixas eletrônicos, caixas registradoras eletrônicas, máquinas-ferramentas, quiosques de acesso público e displays de sinalização. As pessoas geralmente se divertem ao ver máquinas de bilhetes, displays de aeroportos e outdoors enormes.

É claro que muitos dispositivos usam sistemas operacionais diferentes executados em computadores de placa única, mas o princípio é o mesmo. Além disso, para os amadores, placas como a Raspberry Pi conquistaram uma parte do mercado.

No entanto, o Microsoft Windows tem cerca de 1,5 mil milhões de utilizadores, o que significa que há muito espaço para dispositivos que apelam a nichos de mercado relativamente pequenos.

Os mini PCs podem ter pouca potência, mas são muito pequenos e baratos. O ACEPC T8 que você mencionou custa £ 89,99, o que é menos que o Windows 10 Home (£ 119,99). Isso os torna atraentes para alguns propósitos.

Mini-desktops
Os mini PCs funcionam como PCs de mesa que não ocupam espaço na mesa. Eles são tão pequenos que podem ser facilmente conectados à parte traseira de um monitor, de preferência usando um suporte VESA padrão. Esta é uma vantagem significativa em situações onde o espaço é limitado. Eles também podem funcionar para crianças e outras pessoas com necessidades mais simples.

Os benefícios adicionais são o baixo consumo de energia e, em modelos sem ventoinha, baixos níveis de ruído.

Você também pode comprar um mini PC como backup para um desktop de tamanho normal, desde que você o configure primeiro. Os PCs falham de vez em quando e ninguém quer manter uma torre de tamanho normal no armário de peças de reposição. Mas como Contanto que seus dados essenciais estejam em discos rígidos externos ou online, você pode trocar em um mini PC em questão de minutos.

Os mini PCs não são muito poderosos, mas os modelos básicos geralmente possuem um processador Intel Atom x5-Z8350 quad-core, que também é usado em laptops de baixo custo e dois em um, como o Asus Transformer T101, Lenovo Miix 320, HP x2 10 e Linx 12X64, que podem custar até £ 300.

Se você usou alguma dessas máquinas – e eu tenho duas delas – então você saberá que elas são ótimas para e-mail, navegação na web e execução de programas do Microsoft Office. Elas não são extremamente rápidas e não podem fazer muita coisa no caminho.

O truque, claro, é evitar a especificação mínima de 2 GB de memória e 32 GB de armazenamento eMMC. O Windows 10 rodará em 2 GB, mas funciona melhor em 4 GB ou mais. Agora você pode comprar mini PCs com 6 GB, como o Beelink M1 e N34, ou 8GB, como o GN41 e o Hystou Mini PC.

E embora 32 GB seja armazenamento tecnicamente suficiente para o Windows 10, em breve você precisará conectar um disco rígido externo para fazer atualizações. É melhor começar com 64 GB e, de preferência, mais.

Claro, você pode comprar mini PCs mais potentes. Por exemplo, um Intel NUC (Next Unit of Computing) pode lidar com um processador Core i7, 32 GB de memória, um SSD M.2 de 2 TB e um disco rígido de 2 TB. A principal desvantagem para essa especificação é o preço: £ 1.382 do PC Specialist. O Mac Mini atende à mesma necessidade, embora seja maior que a maioria dos mini PCs.

A questão é: por que você compraria um mini PC em vez de um laptop ou dois em um? Há dois motivos. Em primeiro lugar, você pode usar um mini PC com um monitor muito grande ou um aparelho de TV. Em segundo lugar, você pode conectar em um teclado USB bom e barato – até mesmo um modelo ergonômico, se você tiver problemas de saúde. Isso aumenta o preço, mas um monitor e teclado decentes devem facilmente durar mais que um laptop barato e são muito mais agradáveis ​​de usar.

Decodificadores de televisão
Geralmente, acho que o streaming de vídeo é melhor feito com um stick Roku, Now TV box, Amazon Fire TV ou dispositivo semelhante. No entanto, os mini PCs também podem ser usados ​​como decodificadores e, como mencionado, podem ser montados na parte traseira dum aparelho de TV. Basta adicionar um mouse e teclado Bluetooth ou um teclado com trackpad integrado e você estará pronto para começar.

By 伊耶

Leave a Reply